A Portocred, financeira com mais de 25 anos de atuação, apresentou o rebranding de sua marca. Assinado pelo GAD’, uma das principais consultorias de marca do país, o projeto partiu de uma análise profunda do mercado, que resultou em um novo posicionamento, cultura de marca e diversificação de canais de venda e produtos. O projeto busca adequar a marca para o novo momento da empresa, que pretende ampliar área de atuação e oferecer ferramentas, serviços e educação para que as pessoas passem a ter controle sobre sua vida financeira.
A meta da financeira é ser uma companhia omnichannel e ter abrangência nacional. No B2C, a Portocred busca diversificar os canais de comunicação, estreitar o relacionamento direto com os clientes, além de tornar a marca mais presente no ambiente digital. Já no B2B, a principal meta é ampliar os negócios e oferecer novos serviços financeiros.
Como parte do trabalho de rebranding, o GAD’ se apoiou em um estudo com clientes da Portocred e prospects de São Paulo e Porto Alegre. A ideia era investigar hábitos de consumo e contratação de clientes, a fim de gerar insights para o processo de rebranding.
E um desses insights surgiu da percepção do mercado de empresas financeiras do país: boa parte dos bancos se preocupa em apenas emprestar dinheiro às pessoas, e poucos têm o foco em ajudar a resolver o problema que enfrentam.
“Nós vamos ajudar a transformar e cuidar da vida financeira das pessoas. Queremos nos aproximar de novos públicos, construir uma relação mais próxima, utilizando nova estrutura tecnológica e dados para conseguir praticar melhores ofertas, com pricing baseado numa avaliação de risco inteligente.”, afirma Geraldo França, CEO da Portocred.
Todos os atributos da Portocred foram fundamentados em três pilares: proximidade, transparência e eficiência.
“Nessa rota, a proposta do Gad é que a Portocred seja uma marca de educação financeira, uma empresa que oferece crédito para um momento de necessidade, mas que continua oferecendo ferramentas, apoio, informação e vários outros serviços para que as pessoas consigam honrar seu crédito de forma tranquila”, ressalta Luciano Deos, sócio-fundador e CEO do Gad’. O rebranding foi notícia no Propmark.