A cirurgia de coluna foi realizada com o uso de navegador cirúrgico e braço robótico da Brainlab, empresa alemã pioneira global em tecnologia médica orientada por software. O equipamento foi aprovado em maio pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O procedimento foi uma artrodese de coluna lombar, que consiste no implante de parafusos pediculares com o objetivo de estabilizar duas ou mais vértebras instáveis da coluna. Para isso, a equipe utilizou uma tecnologia inovadora: o braço robótico Cirq, da Brainlab, empresa alemã especialista em cirurgia assistida por computador.
O equipamento é o único aprovado para uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e funciona em conjunto com o sistema de navegação cirúrgica Curve, do mesmo fabricante.
O navegador permite que o cirurgião faça um planejamento pré-operatório do procedimento, incluindo as incisões necessárias e as trajetórias dos implantes para maximizar o desfecho cirúrgico.
O braço robótico aumenta a precisão do procedimento, garantindo a execução milimétrica das trajetórias previamente planejadas.
A notícia repercutiu nos principais veículos do país como a Folha de São Paulo, Jornal da Band, Record, RBS e importantes veículos do mercado de saúde. Assista o Jornal da Band https://www.youtube.com/watch?v=jhbnURPiRhg&t=984s