Os desafios para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho

A comunicação interna se vale de um conjunto de estratégias adotadas pelas empresas para definir ações que busquem melhorar a forma como a empresa transmite sua cultura e imagem aos seus funcionários e prestadores de serviço, sejam eles próprios ou terceirizados, de forma a preservar seu DNA, melhorar seu ambiente organizacional e sua produtividade.


Para ter uma comunicação interna eficaz é necessário que o ambiente permita a interação entre os colaboradores e os líderes da empresa, com a premissa de uma mensagem clara e precisa em todos os pontos de contato, a fim de evitar ruídos desnecessários.


Melhorar esse processo exige o foco da liderança. É necessário realizar um diagnóstico do momento da empresa, revisitar sua missão e valores, para ,posteriormente, fazer o planejamento correto das ações.


Envolver o público, melhorar o clima organizacional e a produtividade não são tarefas simples, mas com a mensagem correta, monitorada no dia a dia da empresa, é possível lançar mão de ferramentas que, quando combinadas, ajudam a empresa a ter uma comunicação interna positiva com reflexos também em sua comunicação externa. Lembre-se: os colaboradores são importantes embaixadores da marca.


Dentre as ferramentas podem ser utilizadas desde o simples e-mail corporativo, a newsletters, murais, jornais ou revistas, aplicativos, palestras, cursos de capacitação profissional e a rede social corporativa.

Aqui vão algumas dicas para melhorar a organização e o clima da empresa:

⦁ Mantenha a agenda atualizada

Isso ajuda todos a saberem sobre as datas de compromissos importantes e faz com que se preparem com antecedência.

⦁ Possibilite a interação com os colaboradores

É importante que os colaboradores possam opinar sobre a maneira como os processos são desenvolvidos, para que tenham uma melhor percepção e saibam onde precisam melhorar e o que devem fazer para otimizar o trabalho.

⦁ A importância de reconhecer os progressos

Além das demandar administrativas, é importante separar um tempo para avaliar os aspectos positivos de cada funcionário e, claro, reconhecer seus esforços. Cada empresa pode descobrir a melhor maneira de estabelecer isso.

⦁ Eliminar fofocas no ambiente de trabalho

Alguns colaboradores podem causar boatos e prejudicar a imagem da empresa, muitas vezes devido à falta de informação ou pela má interpretação sobre algum assunto divulgado.

⦁ Esteja aberto às críticas

Esteja atento que seu colaborador possa acrescentar, é extremamente importante ouvir o outro lado. Pergunte sobre seus objetivos, peça um feedback sobre a gestão e sobre o que poderia mudar no ambiente de trabalho para melhorar até mesmo o clima da empresa.
Não esqueça de se mostrar aberto para receber críticas, já que elas podem ser construtivas e trazer muitos benefícios para o ambiente interno.