A assessoria de imprensa é uma das principais atividades da Comunicação Corporativa/Relações Públicas. É responsável por fomentar o relacionamento entre as organizações e a imprensa e tem como objetivos gerar visibilidade, credibilidade, notoriedade, reputação e awarness para pessoas, instituições e marcas por meio de mídia espontânea. Para que o conteúdo da organização desperte o interesse da mídia e seja publicado em revistas, jornais, TV, rádio ou internet é preponderante que a equipe de jornalistas entenda a natureza do negócio e o objetivo do cliente. É necessário analisar o posicionamento da empresa e de seus concorrentes, o mercado no qual atua, o potencial de atratividade do conteúdo, a linguagem e o tom, para construir uma narrativa estruturada contendo as suas principais mensagens-chave. Com o planejamento de curto ou longo prazos e a estratégia de divulgação em mãos, a equipe pode identificar oportunidades junto a mídia para entrevistas e cobertura jornalística, a fim de fortalecer a imagem da empresa e de seus porta-vozes frente ao público-alvo.