Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa
Relacionamento com a imprensa​

A assessoria de imprensa é uma das principais atividades da Comunicação Corporativa/Relações Públicas. É responsável por fomentar o relacionamento entre as organizações e a imprensa e tem como objetivos gerar visibilidade, credibilidade, notoriedade, reputação e awarness para pessoas, instituições e marcas por meio de mídia espontânea. Para que o conteúdo da organização desperte o interesse da mídia e seja publicado em revistas, jornais, TV, rádio ou internet é preponderante que a equipe de jornalistas entenda a natureza do negócio e o objetivo do cliente. É necessário analisar o posicionamento da empresa e de seus concorrentes, o mercado no qual atua, o potencial de atratividade do conteúdo, a linguagem e o tom, para construir uma narrativa estruturada contendo as suas principais mensagens-chave. Com o planejamento de curto ou longo prazos e a estratégia de divulgação em mãos, a equipe pode identificar oportunidades junto a mídia para entrevistas e cobertura jornalística, a fim de fortalecer a imagem da empresa e de seus porta-vozes frente ao público-alvo.

Media trainning​

O media training tem por objetivo preparar os profissionais que representam a comunicação oficial das organizações para se relacionar com a imprensa em entrevistas, eventos e encontros de relacionamento. Os porta-vozes representam a imagem e os valores da empresa e precisam estar preparados para transmitir as mensagens-chave da corporação ao público-alvo.
Normalmente realizado por uma equipe de jornalistas ou relações públicas, o media training contempla um conjunto de técnicas que ajudam e empoderam os profissionais a se expressar de maneira correta e assertiva. A princípio pode parecer fácil, mas para que a comunicação seja efetiva é necessário adquirir algumas habilidades que vão desde o conhecimento da atuação dos veículos e jornalistas, o aproveitamento do tempo (no caso de rádio e TV) e do espaço (em publicações impressas e no ambiente digital), postura frente ao jornalista e a câmera, técnicas de respostas que eliminem margem de intepretações errôneas, comunicação não verbal, até aprender a como se posicionar diante de uma crise institucional. O treinamento é feito sob medida, de acordo com a complexidade e a necessidade de cada cliente, dividido em módulos ou num processo imersivo de um único dia.

Coletivas de imprensa

A coletiva de imprensa é utilizada para reunir num mesmo ambiente jornalistas de diferentes veículos de comunicação, a fim de transmitir a todos, ao mesmo tempo, a mensagem da organização. Pode ser um lançamento, uma fusão, a abertura de um evento ou exposição, o anúncio de uma inovação, um pronunciamento público etc. O importante é que o tema seja relevante para atrair e despertar a curiosidade dos profissionais de comunicação. Se o assunto não tiver abrangência editorial, o mais indicado é trabalhar com entrevista exclusiva ou com a distribuição de press release para os diferentes veículos. Dependendo do tema abordado, uma coletiva de imprensa pode tornar-se um grande evento, com cenografia para exposição e experimentação de um ou mais produtos, e contar com a presença de influenciadores e personalidades. Além da relevância da pauta é necessário elaborar um press release informativo e atrativo. A escolha do local, da data, do horário e, principalmente, do mailing, também têm influência direta na taxa de sucesso e nos resultados pretendidos.

Press trips​

A press trip é utilizada para reforçar e ampliar o relacionamento das organizações com a imprensa e com os formadores de opinião. E pode contemplar diferentes aspirações. Pode ser realizada para que os jornalistas conheçam o processo de fabricação de um produto e suas instalações, para estreitar o relacionamento com lideranças de determinado setor, ou ainda para a cobertura de um show. Seja lá qual for o motivo, a agenda deve ser estruturada de modo a deixar os profissionais a vontade para consumir a informação, experimentar um produto e estreitar o relacionamento com os rofissionais das empresa e seus pares. Como a ação envolve um custo maior, é necessário que seja cuidadosamente planejada, considerando o impacto e relevância da notícia, o budget, a data e o local no qual serão deflagradas as atividades.

Gestão de crise​

Nenhuma organização está livre de enfrentar momentos de crise, por isso, a melhor maneira de enfrenta-la é antecipando-se a ela. Com um amplo planejamento sobre potenciais riscos é possível estruturar previamente a conduta ideal a ser adotada, definindo o conteúdo e o tom da comunicação, e a atribuição de papéis e funções a serem desempenhadas dentro da organização. Algumas premissas devem ser respeitadas, como a rapidez na tomada de decisão, a formação de um comitê de gestão com o envolvimento da liderança, a escolha de um porta-voz que centralize a mensagem ou, ainda, prover o público interno e externo com informações. Além disso, é preciso resolver o problema diretamente com aqueles que tenham sido afetados, e criar ações de curto e médio prazos para a manutenção da normalidade e a reconquista de confiança na instituição.

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